O bom resultado de uma cirurgia plástica depende de muitos fatores: escolha de um profissional qualificado, escolha de um ambiente adequado – seja ele hospitalar ou ambulatorial – e cuidados pré-operatórios e pós-operatórios.
No que diz respeito aos cuidados pré-operatórios, podemos citar o cuidado com a alimentação como um dos mais importantes. Os pacientes que desejam se submeter a uma cirurgia plástica devem redobrar os cuidados com os alimentos e com as bebidas ingeridas no período anterior ao da cirurgia, a fim de evitar possíveis complicações. Uma dieta equilibrada é fundamental para que o organismo reaja satisfatoriamente ao trauma causado pelos procedimentos e consiga se restabelecer de maneira plena.
Antes da cirurgia é preciso passar por uma avaliação médica. Normalmente são pedidos exames laboratoriais, dentre outros.
No caso de pacientes tabagistas, deve ser orientada a suspensão do cigarro por pelo menos 30 dias antes da realização do procedimento já que a droga diminui a circulação sanguínea e atrapalha no processo de cicatrização.
É importante evitar tomar medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, como anti-inflamatórios. Para mulheres, outra indicação é a suspensão do uso de anticoncepcionais uma vez que o medicamento aumenta o risco de coagulação sanguínea. Pode ser indicado a utilização de algum medicamento antibiótico, segundo orientação médica.
Por fim, é expressamente recomendada a ingestão adequada de líquidos nos dias anteriores aos do procedimento, já que uma boa hidratação do paciente é fundamental para o sucesso do procedimento. Geralmente, as cirurgias requerem um jejum de oito horas.