O Brasil é o país líder no ranking mundial de realização de cirurgia íntima. Também conhecida como ninfoplastia, esse procedimento tem o objetivo de diminuir o tamanho, corrigir assimetrias ou frouxidão nos pequenos lábios.
Apesar de, na maioria dos casos, ser considerada uma cirurgia puramente estética, ela também pode melhorar a qualidade de vida de mulheres que possuem lábios volumosos e sentem dor ao utilizar roupas apertadas, fazer atividade física, ou até na relação sexual. Assim, a principal indicação desta cirurgia é a hipertrofia dos pequenos lábios.
O procedimento pode ser realizado no consultório ou no centro cirúrgico e dura, aproximadamente, uma hora. É necessário a aplicação de anestesia local ou raquidiana, com ou sem sedação. A seguir, o cirurgião faz o corte nos pequenos lábios e remove a parte excedente, depois costura as bordas deixando a cicatriz o mais discreta possível. Por ser uma cirurgia simples, são raros os casos nos quais há complicações, como hematomas, dores e infecções.
O Dr. Lucas explica que o procedimento deve ser agendado após a menstruação, para que ela não ocorra no período pós cirúrgico. Nessa fase pode ser indicada a aplicação de pomadas para melhorar a cicatrização e o uso de compressas frias. As relações sexuais ou qualquer atividade que gere atrito na região íntima, devem ser evitadas por trinta dias. Mas, em geral, a recuperação é tranquila e o retorno às atividades normais pode ocorrer já no dia seguinte, com os cuidados necessários.