Uma das cirurgias plásticas mais procuradas é a lipoaspiração. Nela, o objetivo principal do cirurgião é remover a gordura de regiões do corpo que incomodam o paciente. Apesar de dar a sensação de que é um processo de emagrecimento, a lipoaspiração apenas retira gorduras localizadas em certos locais, e não tem a ver com auxiliar ou levar ao emagrecimento.
A utilização da gordura retirada de uma determinada área do corpo e colocada numa região específica é denominada lipoescultura. A lipoescultura costuma ser bastante utilizada por pacientes que desejam deixar os contornos corporais mais alinhados, ou seja, deixando em geral, glúteos e coxas com mais volume, barriga e cintura com menos volume e deposição de gordura.
O médico cirurgião plástico, Dr. Lucas Arantes Maia explica que é muito importante que o paciente deseja se submeter a cirurgia lipo aspirativa, esteja dentro do seu peso desejado, ou pelo menos próximo a ele, para que o resultado seja realmente satisfatório. Além disso, o cirurgião plástico explica que o diálogo e a confiança com seu médico cirurgião são pontos extremamente importantes para que, juntos, possam atingir o melhor resultado possível, levando a uma melhora na autoestima desse paciente.