A remoção cirúrgica de tecido gorduroso na região das bochechas chama-se bichectomia. A retirada de gordura ocorre nas bolsas de Bichat, situadas entre a maçã do rosto e a mandíbula.
Este procedimento cirúrgico pode ser indicado para pacientes com hábito de mordedura crônica da bochecha, lesionando a região; para fechamento de fístula buco sinusal, que seria um acesso direto entre o seio maxilar e a cavidade bucal, porém, a procura maior é para fins estéticos com o objetivo de afinar o rosto.
O Dr. Lucas Arantes Maia esclarece que a cirurgia é relativamente simples, realizada através de uma pequena incisão intraoral, ao nível do segundo molar superior, seguida da retirada da gordura. É necessário anestesia local, com ou sem sedação.
É importante destacar que, como todo procedimento cirúrgico, há cuidados pré e pós operatórios. Pacientes com infecções na cavidade oral não podem realizar o procedimento enquanto a infecção não estiver sanada. Além disso, no pré-cirúrgico é indicado uma boa higienização da cavidade oral com auxílio de um antisséptico. Já no pós operatório também é importante manter a cavidade oral bem higienizada. O paciente pode ter um pouco de dor e inchaço nos primeiros dias e o resultado final pode ser observado, aproximadamente, um mês após o procedimento.
Para melhorar a recuperação pode-se realizar compressas geladas na face algumas vezes por dia, nas primeiras semanas, dormir com a cabeça mais elevada e fazer uma dieta pastosa para evitar a abertura das incisões. No entanto, é possível retornar às atividades normais já no dia seguinte à cirurgia. É preciso, apenas, evitar muito esforço físico e exposição prolongada ao sol.