Além da operação em si, outros fatores são responsáveis por bons resultados em uma cirurgia plástica. Os cuidados pré-operatórios também são essenciais, pois permitem que o paciente esteja realmente preparado, física e psicologicamente, para a mudança que obterá em seu corpo.
A pesquisa pelo profissional e uma análise de qual procedimento realmente supre as necessidades do paciente são alguns exemplos dos cuidados, entre outros.
Modificar ou melhorar alguns hábitos de vida, como alimentação e exercícios físicos, para que o organismo esteja saudável, ajudam em uma recuperação mais breve e indolor.
As recomendações são feitas de forma individualizada na consulta, porém algumas dicas são gerais e fazem muita diferença.
Quais são os principais cuidados pré-operatórios?
Escolha do cirurgião
Escolher um médico especializado e apto a realizar procedimentos cirúrgicos é um dos cuidados pré-operatórios considerados mais importantes. Um dos critérios que devem ser levados em consideração é o fato de ser habilitado ou não pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Além disso, é possível avaliar o perfil do profissional na hora da consulta. Algumas dicas a serem avaliadas são:
perguntar sobre as expectativas que se tem com a cirurgia plástica;
- indicar o procedimento mais adequado para as necessidades;
- passar todos os detalhes sobre a cirurgia, como nível de complexidade, tipo de anestesia e cuidados que devem ser adotados posteriormente;
- deixar claro todos os riscos envolvidos;
- pedir todos os exames pré-operatórios e deixar a decisão final para o paciente.
Investigação de fatores de risco
É necessário que o cirurgião plástico realize uma investigação completa, a fim de avaliar se há riscos iminentes. Parte desse estudo inclui:
- histórico de doenças, cirurgias anteriores e existência de complicações;
- algum tipo de alergia ou reação à anestesia;
- uso de anticoncepcionais orais ou outro medicamento de uso regular;
- consumo de drogas;
Além disso, é preciso informar se é tabagista e se consome grande quantidade de álcool, pois ambos os fatores influenciam diretamente na cicatrização.
Mudanças de hábitos
Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados no período pré-operatório. Isso porque a falta de alguns nutrientes, bem como a anemia, pode dificultar o processo de cicatrização e, ainda, retardar a recuperação.
O ideal é reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcares e aumentar o consumo de,carnes magras,pão e cereais integrais,legumes e verduras,frutas,leite e alimentos ricos em ferro, como feijão, lentilha, aves e peixe.
Quem é fumante, deve abandonar o cigarro pelo menos quatro semanas antes do procedimento, pois ele interfere na circulação sanguínea.
A hidratação também é essencial, tanto através da ingestão de líquido quanto utilizando cremes tópicos sobre a região que será operada. Este último ajuda a deixar a pele mais elástica, reduzindo as chances de surgirem estrias.
Lembre-se que essas dicas não substituem as indicações do médico responsável. Portanto, siga as orientações do seu cirurgião plástico à risca, seja em relação aos cuidados pré-operatórios quanto para o período de recuperação.