Os procedimentos para rejuvenescimento da face e do pescoço estão sendo cada vez mais procurados pela população em geral. Atualmente existe uma variedade enorme de procedimentos que tem por objetivo rejuvenescer essa parte específica do corpo, dentre eles a aplicação de fios de sustentação e o lifting facial e da papada são os mais realizados pelos cirurgiões plásticos.
A técnica da aplicação de fios de sustentação é menos invasiva e mais comumente procurada por pacientes mais jovens que ainda não estão dispostos a realizar uma cirurgia complexa. Esse procedimento tem por objetivo estimular a produção de colágeno e reduzir a flacidez e as linhas de expressão. Os fios são inseridos em alguns pontos do rosto com o auxílio de uma agulha, sob anestesia local. O procedimento é tão pouco invasivo que pode ser realizado no consultório médico e o paciente recebe alta logo em seguida. O pós-operatório tende a transcorrer de maneira tranquila, sem intercorrências. A imensa maioria dos pacientes apenas relata vermelhidão e inchaço que somem poucas horas após a realização do procedimento. Os resultados começam a ser notados a partir de 15 dias. Nos primeiros 30 dias é possível observar marcas no local da inserção dos fios, que com certeza sumirão com o passar do tempo. Os efeitos podem durar até 12 meses quando os fios são degradados e absorvidos pelo organismo.
Já no que diz respeito ao lifting, é uma técnica cirúrgica que tem por objetivo reduzir a flacidez da face e do pescoço e reposicionar bolsas de gordura que possam ter se deslocado com o decorrer dos anos, principalmente na região da papada. Esse procedimento é indicado para quem apresenta flacidez excessiva nessa região e não conseguiu bons resultados com técnicas menos invasivas, explica o Dr. Lucas Arantes Maia. A técnica consiste na realização de pequenas incisões no couro cabelo ou em outros locais do rosto – sempre respeitando as curvaturas para que a cicatriz seja minimizada – a fim de facilitar o reposicionamento das estruturas internas por parte do cirurgião. O procedimento tem duração aproximada de duas a três horas e é necessária a internação do paciente no ambiente hospitalar. O pós-operatório é particularizado de acordo com cada paciente, no entanto algumas recomendações como o uso de bandagem ao redor do rosto para minimizar o edema e os hematomas e a aplicação de gelo no local são universais nesse caso.