Os cuidados no período pós-operatório são de suma importância e influenciam diretamente no resultado da cirurgia. Cada profissional orienta o seu paciente de acordo com a sua individualidade, estilo de vida, rotina, limitações, entre outros fatores que podem facilitar ou atrapalhar um pós-operatório adequado. No entanto, alguns cuidados são universais e devem ser levados a sério por todos aqueles que se submeterem a uma cirurgia plástica – seja ela pouco ou muito invasiva.
Dentre esses cuidados, a manutenção de uma dieta adequada ganha destaque novamente já que para se recuperar plenamente do trauma causado pela cirurgia o indivíduo necessita estar bem hidratado e bem nutrido. Além disso, deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos, alimentos condimentados, frituras e doces para que o processo de cicatrização possa se desenvolver plenamente. Também está proibido o consumo de álcool e de cigarro por um período a ser combinado com o médico cirurgião, afirma o Dr. Lucas Arantes Maia.
Outro cuidado importantíssimo e que deve ser levado a sério é o repouso. Cada profissional indica o tempo de repouso necessário a depender da área do corpo operada e da extensão da cirurgia, no entanto todas as operações necessitam de algum tempo de repouso – mesmo que seja apenas algumas horas. Acontece que para uma plena recuperação e cicatrização das incisões feitas durante o procedimento é imprescindível que o corpo descanse e não gaste energia com outras atividades.
Por fim, alguns outros cuidados como controle da dor e assepsia do local da incisão são orientados pelo médico de acordo com cada paciente e suas particularidades a fim de que o atendimento seja o mais personalizado possível.