A Sutura Silhouette é uma inovação estética que consiste em cones e fios absorvíveis composto de ácido polilático (PLA). No Brasil, esse procedimento foi liberado pela Anvisa no ano de 2013. O objetivo dessa intervenção estética é deixar a pele com um efeito de lifting, ou seja, com menos rugas e flacidez e mais volume.
A partir dos trinta anos, é comum que a pele comece a apresentar sinais de envelhecimento, piorados pela exposição ao sol, tabagismo e maus hábitos de vida. Assim, a Sutura Silhouette é indicada para todos os pacientes que já começaram a notar uma significativa perda de colágeno, flacidez e rugas.
O Dr. Lucas Arantes Maia explica que é importante verificar se há sensibilidade ou alergia a biomateriais antes do procedimento. As principais áreas de tratamento são mandíbula, contorno facial, maçãs do rosto, sobrancelhas e pescoço. A aplicação dos fios é bem simples e dura cerca de trinta minutos. Não é necessário fazer incisões, a Silhouette é inserida no local determinado através de uma agulha fina, que serve de guia para direcionar o fio abaixo da pele. Após a aplicação, o Dr. Lucas vai puxando cautelosamente os fios até obter o resultado desejado. A quantidade de fios e as regiões aplicadas dependem das características de cada paciente.
Os fios são reabsorvidos pelo organismo em aproximadamente dezoito meses. As grandes vantagens desse procedimento é que ele é rápido, não necessita de cortes, é praticamente indolor e os resultados são imediatos.