A região da panturrilha, também conhecida popularmente como “batata da perna”, pode ser motivo de incômodo em homens e mulheres que possuem essa região muito fina, ficando desproporcional ao resto do corpo. Por isso, muitas pessoas buscam na cirurgia plástica uma alternativa para harmonizar essa parte do corpo. É importante destacar que a panturrilha é uma região de difícil aumento de massa muscular.
O procedimento cirúrgico dura cerca de uma hora e começa com a aplicação de anestesia local seguida de uma incisão na região posterior de cada joelho. O Dr. Lucas Arantes Maia explica que há diversos tamanhos de próteses, que são escolhidas da forma que melhor harmonize com as características do paciente. Após a colocação das próteses, a incisão é suturada e a cicatriz fica praticamente imperceptível.
No mesmo dia, após cirurgia, é normal que os pacientes já consigam andar. No entanto, é preciso fazer os movimentos de maneira lenta, com cautela, pois muito esforço físico pode atrapalhar a recuperação. Os cuidados pós operatórios envolvem o uso de meias elásticas compressoras, evitar atividades mais intensas, como subir escadas e ter momentos de repouso com as pernas elevadas. A recuperação, normalmente, é bem tranquila e os resultados são visíveis em pouco tempo.