Uma das maneiras de modelar e aumentar o volume dos glúteos é com a colocação de próteses de silicone. Esta é uma cirurgia muito procurada no Brasil, principalmente por pacientes muito magras ou com pouco tecido na região. Apenas um enxerto de gordura pode não resolver, pois parte da gordura enxertada é reabsorvida e a paciente pode não ter gordura suficiente para doar.
O Dr. Lucas Arantes Maia explica que há dois modelos diferentes de prótese de glúteo, um redondo, indicado para pacientes mais baixas e outro oval, melhor para pacientes mais altas e longilíneas. O volume é escolhido de acordo com as necessidades de cada mulher. Na operação é feita uma incisão em cada glúteo, de, aproximadamente, cinco centímetros. Os implantes são introduzidos dentro do músculo, para aumentar a projeção do glúteo e seu volume. As pequenas cicatrizes localizam-se no sulco glúteo e ficam praticamente imperceptíveis.
É importante destacar que as próteses ficam bem protegidas na posição intramuscular e acima do ponto de apoio, assim, a paciente não senta sobre o silicone. No pós-operatório indica-se a utilização de cinta modeladora por até quatro semanas e evitar dormir de barriga para cima. O uso de analgésico é indicado caso haja dor e a realização de drenagem linfática pode ajudar a reduzir o inchaço.
Além disso, recomenda-se evitar atividades físicas nas primeiras semanas e o retorno deve acontecer de forma lenta e gradual. Normalmente, após uma semana a paciente pode voltar às suas atividades habituais, respeitando as devidas cautelas.