A cirurgia bariátrica consiste na alteração do sistema digestivo, que passa a tolerar uma quantidade menor de alimentos. Dessa forma, o paciente passa a ingerir menos calorias, acarretando no emagrecimento. No entanto, após uma grande perda de peso pode acontecer de o corpo ficar com excesso de pele em locais como braços, abdômen, nádegas, seios e pernas; assim, o corpo passa a apresentar muita flacidez.
Nestes casos, a fim de melhorar a aparência corporal e também a autoestima e bem-estar do paciente, pode-se realizar as cirurgias plásticas pós-bariátrica. Normalmente, o primeiro local a ser operado é o abdome, depois mamas, braços e coxas. O Dr. Lucas Arantes Maia explica que a ordem e os tipos de cirurgia variam de acordo com as características e necessidades do paciente. Em geral, espera-se aproximadamente três meses entre uma cirurgia e outra. Pode-se também, fazer cirurgias associadas, quando se realiza mais de uma cirurgia por vez. O médico cirurgião é quem vai fazer a melhor indicação para cada paciente.
Os principais tipos de cirurgias são: abdominoplastia pós bariátrica, que visa a retirada do excesso de pele da região abdominal, é possível, também, remover estrias junto com a retirada da pele; mamoplastia pós bariátrica, para retirar o excesso de pele e reposicionar as mamas, pode ser feita com a colocação ou não de prótese de silicone; braquioplastia pós bariátrica, também conhecida como lifting de braços, objetiva retirar o excesso de pele, gordura ou flacidez do braço, sobretudo na região do tríceps; cruroplastia pós bariátrica, ou lifting de coxas, procedimento que remodela as coxas, através da retirada do excesso de pele, e em alguns casos, também de gordura.
Além disso, pode-se realizar também o lifting facial, que visa remover o excesso de flacidez e gordura que ocorrem sobre os olhos, nas bochechas e pescoço. Outros procedimentos cirúrgicos podem ser indicados conforme a individualidade de cada paciente e avaliação do médico cirurgião.