O procedimento cirúrgico responsável pela retirada do excesso de pele da região abdominal é a abdominoplastia. Essa intervenção é indicada para pessoas que possuem acúmulo de tecido no abdome por consequência de alguns fatores como, perda substancial de peso, múltiplas gestações e predisposição à flacidez. Através da abdominoplastia é possível, também, remover estrias junto com a retirada da pele.
O Dr. Lucas Arantes Maia explica que existem alguns tipos de cirurgia abdominal, a abdominoplastia clássica, que corrige a flacidez e remove o excesso de pele; a abdominoplastia extensa, que retira também os excessos laterais do abdome; a lipoabdominoplastia, quando é associada à lipoaspiração para maior retirada de gordura; e a miniabdominoplastia, conhecida também como abdominoplastia parcial, quando a retirada de pele se restringe a região abaixo do umbigo.
Para a realização da cirurgia, o Dr. Lucas avalia o abdômen do paciente, a fim de verificar a localização e a quantidade de acúmulo de pele e gordura. O tempo de duração da cirurgia depende de cada caso, mas varia entre duas e três horas, pode-se utilizar anestesia raquidiana ou peridural com sedação, ou anestesia geral. Geralmente, o procedimento cirúrgico requer uma incisão horizontal, logo acima da região pubiana se estendendo de um quadril ao outro, levemente curvada em meia lua. Em seguida é feita a remoção de pele e gordura excedente.
Após o procedimento cirúrgico, drenos são inseridos na parte inferior do abdômen para evitar o acúmulo de líquidos. Os cuidados pós-operatórios envolvem a utilização de cinta compressora diariamente, evitar esforço físico, evitar a postura completamente ereta, não expor o abdome ao sol. Após dez dias, aproximadamente, o paciente já pode retornar a atividades leves.
Como em qualquer cirurgia a abdominoplastia deixa cicatrizes, porém o cirurgião plástico utiliza técnicas para que elas fiquem menos perceptíveis possível. A cicatriz horizontal fica na região pubiana, facilmente escondida por roupas e peças íntimas, já a cicatriz do umbigo quase não é percebida pois se encontra na região interna do mesmo.