Lifting de Braços, também conhecido como braquioplastia, é uma cirurgia que objetiva retirar o excesso de pele, gordura ou flacidez do braço, sobretudo na região do tríceps, o “músculo do tchau”. Essa condição que afeta os braços, normalmente, ocorre em pessoas que perderam uma grande quantidade de peso, em função de uma cirurgia bariátrica, reeducação alimentar ou até alguma patologia.
O procedimento cirúrgico é realizado através de uma incisão na axila que se estende até a face interna do braço, após a aplicação de anestesia local ou geral. O tamanho da incisão depende da quantidade de tecido que será removido e é feito também o reposicionamento da pele nos braços. A braquioplastia pode ser realizada em conjunto com a lipoaspiração quando há uma grande quantidade de gordura localizada. A operação dura, aproximadamente, de duas a três horas e é feita a remoção do excesso de tecido seguido da sutura dos retalhos remanescentes. Dessa forma, devolve-se aos braços um contorno mais bonito e harmonioso.
Após a operação, o Dr. Lucas Arantes Maia destaca que é importante manter alguns cuidados como, não realizar movimentos bruscos e esforço com os braços, usar malha elástica de compressão, fazer drenagem linfática, não expor a região operada ao sol, para impedir o escurecimento da cicatriz, evitar o tabagismo, pois atrapalha o processo de cicatrização, e evitar exercícios físicos intensos no primeiro mês. Após a cicatrização completa dos braços, há procedimentos estéticos que podem amenizar o aspecto das cicatrizes, como lasers e peelings.